O entorno da Praça da Alfândega está recheado de opções interessantes de museus e atrações. Trata-se do centro histórico de Porto Alegre e por isso as construções datam do período colonial, com toda sua pompa e circunstância, que foram transformadas em museus e órgãos governamentais.
Chama-se praça da Alfândega porque era ali que os navios chegavam para entregar mercadorias e deveriam pagar seus impostos. Você, inclusive, consegue chegar ao Cais Mauá. Existe uma lenda que diz que existe um projeto de revitalização desse cais; mas, como muitas coisas no Brasil, não vi nada acontecendo nesse sentido.
O primeiro museu que decidi visitar foi a Casa de Cultura Mário Quintana, que não fica necessariamente no entorno da Praça, mas há duas quadras dali.
No caminho, me deparei com essa fofura de fachada e não resisti o click...
A Casa de Cultura era um antigo hotel: Hotel Magestic. Onde Mário Quintana viveu até quase a sua morte. Eles preservaram o quarto que ele usava e hoje o hotel serve de anfitrião para várias mostras de arte e cultura de vários tipos, incluindo até um cineminha alternativo. É muito legal! Como só tinha um dia, tive que selecionar, mas não poderia deixar de conferir a mostra em homenagem à Elis Regina que estava sensacional!!
Minha segunda visita foi ao MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). O prédio e a arquitetura por si só já vale a visita... Além disso, almocei no bistrô e tive uma refeição muito agradável...
Outros museus que valem uma visitinha: Memorial do Rio Grande do Sul e Santander Cultural. Um ao lado do outro.
_________________________________________________________________________________
Polyana A. Matumoto
Psicóloga
polymatumoto@yahoo.com.br
Virgilio Franco Vilela de Almeida
Historiador
virgiliofva@yahoo.com.br