O Palácio de Versailles!!

Nosso último passeio e para fechar com chave de ouro foi conhecer o Palácio de Versailles!! Primeiro que demos uma sorte danada, porque um dia antes o TGV (Train de Grand Vitesse - Trem de grande velocidade) estava em greve. No entanto, não tivemos nenhum problema, os trens foram pontuais e tanto a ida quanto a volta não tiveram maiores intercorrências.
Versailles fica nos arredores de Paris mas não há problemas para se chegar lá. Algumas estações de metrô tem conexão com o TGV. É bem tranquilo.
Quando se chega na estação, a maioria dos passageiros do trem vai para o Palácio então é só seguir o fluxo. Se você ainda não tiver ingressos, basta atravessar a rua da estação e terá uma loja só para vender ingressos e souvenirs do palácio, mas não compre nada, pois dentro do palácio tem muita coisa legal!
A entrada do Palácio já é majestosa! Primeiro você dá de cara com uma imensa estátua do rei Louis XIV, o principal responsável pela existência do palácio. Depois que os portões de entrada são feitos de puro ouro!! Belíssimo!!
O tour de dentro do palácio é muito rico, tanto de história quanto de riquezas de móveis, arte, pratarias e tapeçaria. Mas você se sente dentro de um delírio de um narcísico alucinado!! Pra onde você olha tem quadros de tudo quanto é jeito, estátuas, buços e alusões diversas às figuras que já habitaram ali.
Achei o interior do Palácio mal conservado. As pinturas estã escurecidas e o gesso descascando. Mas sei que um projeto de restauro já está em andamento.
Fiquei impressionada com esta sala que dá para o quarto do rei. Os candelábros parecem dansar aos seus olhos.
É muito diferente a sensação de estar em um lugar como este. É real! Não é um castelo de faz-de-conta como os da Disney... Esse castelo já teve vida, já teve história (e que história!). Quando você entra no quarto do rei e vê a escrivaninha que ele usava, começa a imaginar quantas decisões foram efetivamente tomadas ali. Como o mundo hoje poderia ser diferente se a história feita ali tivesse tomado outro rumo... É inspirador uma experiência como esta.
Os jardins de Versailles são um espetáculo a parte. Se eu pudesse dar uma dica pra vocês, seria ficar 20% do tempo que vocês tem no castelo (no máximo) e o restante nos jardins. Principalmente porque o Palácio tem alguns anexos que vale totalmente a pena conhecer que são o Grand e o Petit Trianon.
Reza a lenda que cada jardim era um presente do rei Louis XIV para as suas mulheres (esposas e amantes), mas quem saiu ganhando fomos nós com TAMANHA beleza!!
A única coisa que me frustou durante a visita é que as fontes estavam desligadas devido ao racionamento de água. Elas só ficam ligadas por 4 dias da semana. Então, se quiserem ver o show das águas se informem antes sobre o melhor dia para ir. Não fizemos isso porque tínhamos poucos dias...
No jardim privado do rei tinha uma macieira linda! Eu nunca tinha visto a maçã no pé daquele jeito!! hahaha Eu e o Vi até tentamos pegar uma para comer (pensa, que chique, comer uma maçã roubada do rei da França!! hahaha), mas a macieira era muito alta e não conseguimos pegar...
Esse jardim é super legal, porque na verdade ele não é um jardim... Ele é um laranjal!! Todas essas árvores são pés de laranja que eles efetivamente utilizam para produzir perfumes dentro do próprio palácio (e que não é muito bom, by the way... muito forte...).
 
Nos arredores do Palácio, os jardins são exuberantes e as fontes com esculturas maravihosas! A mais impressionate para mim é "o banho do dragão" de onde você tem uma vista privilegiada.
 
Nos arredores do Palácio estão os anexos Grand Trianon e Petit Trianon. O Grand Trianon fazia parte dos domínios da imperatriz Maria Antonieta. Seus jardins são repletos de lavanda, que eles utilizam para fazer perfumes, dizem que o mesmo que Maria Antonieta usava na época. Esse sim muito gostoso!!
 Os jardins do Grand Trianon também são enormes e de estilo completamente diferente do grande palácio, parece mais um bosque com alguns gazebos e lagos com cisnes nadando. De repente, você dá de cara com o templo do amor! Simplesmente inspirador...
 Mais uma vez eu afirmo, o outono foi a época perfeita para visitar a Europa... Eu me sentia vivendo em uma obra de arte!!
O Petit Trianon é uma simulação de como os camponeses viviam. Também é muito interessante! Parece um povoado vivo! Principalmente porque na frente das casas tem hortas muito bem cuidadas, com verduras e legumes fresquinhos que eles cuidam com muito carinho. Também tem uma mini fazenda com criações de carneiros e vacas. Parece que você conseguiu viajar no tempo! Foi um dia maravilhoso!!
E esse é o fim dessa nossa aventura... Espero que eu tenha conseguido dividir com vocês pelo menos um pouquinho da emoção que sentimos durante todo o percurso. Foram momentos definitivamente inesquecíveis e maravilhosos!! São lugares que todo mundo deveria conhecer... Me transformou enquanto pessoa... Agradeço a todos e deixo o convite para que nos acompanhem em nosso próximo destino: o Peru!! AGUARDEM!!
Bjooo
_____________________________________________________________________________

  Polyana e Virgílio
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...
@polymatumoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de um sonho: Daytona Beach e Speedway!!

Nosso último passeio fora dos parques foi para passar o dia na praia em Daytona Beach. Vale super a pena já que fica a pouco mais de uma ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS