Último dia em Ouro Preto! Primeira parada foi, na minha opinião, a igreja mais linda de toda a viagem: A Igreja de São Francisco de Assis!! Ela é considerada uma das Catedrais de Ouro Preto, sendo a outra a Igreja da Nossa Senhora do Pilar.
Ela é de longe a mais bonita e a mais interessante. Inclusive, ela foi eleita uma das 7 Maravilhas das Obras Portuguesas no Mundo! E merece o título... Seu teto é lindo e lembra a Capela Sistina, e as esculturas são estupendas!!
No fundo da Igreja de São Francisco está a Igreja da Nossa Senhora dos Mercês e dos Perdões. Então, se você estiver precisando pedir perdão, dá uma chegadinha lá... hahaha É bem simples mas dá belas fotos...
Descendo a rua e com o mesmo ingresso, você chega na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A Igreja é bem bacana também e é onde o Aleijadinho está enterrado, mas a atração principal é o Museu do Aleijadinho que fica nos porões da Igreja. Muito legal!
Entrando pela Casa dos Contos e percorrendo o Horto, você chega na Igreja Nossa Senhora do Pilar, que é a igreja que tem mais ouro na sua decoração. Chega a ser muito rebuscado!! Bem barroco mesmo... Mas é bonita, só muito exagerada pro meu gosto. Nos seus porões também funciona um museu bem interessante que é o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto.
Há alguns metros, está a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a tradicional igreja dos negros. Ela é a mais diferente porque é arredondada.Logo na rua de cima está uma das ruas mais charmosas de Ouro Preto: Rua Getúlio Vargas. Por ela é bem fácil você voltar para a Praça Tiradentes.
A caminho do Centro, encontramos este restaurante super interessante! Era, simplesmente, a casa do Poeta e Inconfidente Carlos Manoel da Costa que foi transformado em um memorial e restaurante.
Residência de meados do século XVIII, onde morou o poeta e
inconfidente Cláudio Manuel da Costa. Formado em Direito pela Universidade de
Coimbra em 1753 ocupou, em Vila Rica, importantes cargos na administração da
capitania de Minas.
Cláudio Manuel da Costa foi introdutor do Arcadismo no
Brasil. Na citação a seguir, está presente um elogio ao campo, lugar idealizado
pelos árcades.
“Quem deixa o trato pastoril amado
Pela ingrata, civil correspondência,
Ou desconhece o rosto da violência,
Ou do retiro a paz não tem provado.”
Almoçamos no quintal maravilhoso do "Carlinho"... hauhauha À sombra de uma árvore, num clima super gostoso, tomando um vinho do porto divino!
Depois de um almoço maravilhoso, passamos horas no Museu da Inconfidência que, sem dúvida, é a principal atração de Ouro Preto. O acervo é impressionante além de ser o mais completo, e a sua história é inspiradora! O Museu que eu mais gostei!!
Como passamos algumas horas no Museu da Inconfidência, depois que saímos de lá, fomos tomar o famoso café com chocolate do Centro Cultural e Turístico. Uma delícia!!Para encerrar nossa jornada de museus, fomos visitar o Museu de Ciência e Técnica da UFOP. Muito interessante também... Seu principal acervo se refere á mineralogia local, mas também tem exposições sobre a história natural, física e ciência interativa. Sem contar a sua localização (Em frente ao Museu da Inconfidência) e a vista de seus mirantes...
_____________________________________________________________________________
Polyana e Virgílio
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...
@polymatumoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário