Antes de pegarmos a estrada de volta para casa, decidimos fazer duas paradas no caminho. Pertinho de Ribeirão fica a cidade de Brodowski. Por algum tempo, o nome dela tinha se "abrasileirado" para Brodosqui, mas recentemente voltou a ser escrito da forma correta, pois se refere ao nome do engenheiro que fundou a cidade.
Brodowski também é conhecida por ser a cidade natal de um dos artistas brasileiros mais famosos no mundo: Cândido Portinari.
Quem visita Brodowski tem a oportunidade de conhecer a casa onde ele cresceu e foi criado, hoje transformada em um museu. A entrada é franca e vale a pena visitar e conhecer um pouco da sua história.
Não é permitido fazer fotos dentro do museu, mas o que mais impressiona é a capela que ele pintou para a vó dele rezar. Todas as figuras religiosas foram pintadas com os rostos de seus familiares. É muito bonita.
Outra coisa que chama atenção são os jardins de Portinari. Muito bem cuidado, transmite paz e calma ao visitante.
Esses canteiros foram idealizados por ele, você pode ler a palavra "DIO" que significa "Deus" em italiano.
Em frente à sua casa, tem uma pequena capela que possui um quadro dele. Além disso, os gestores do museu fizeram uma réplica deste quadro com texturas para permitir que deficientes visuais possam ter acesso à sua arte. Legal, né?
Há apenas alguns kilometros de Brodowski fica a cidade de Batatais. Ela é importante para a história de Cândido Portinari porque a Igreja Matriz da cidade é lar do maior acervo de suas obras hoje, além de ser o local de seu batismo. O nome completo da Igreja é Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais. Inclui 14 estações da Via Sacra, nas capelas laterais e na nova matriz, além de cinco cenas bíblicas e quatro imagens de Nossa Senhora Aparecida. Essas telas estão instaladas em nichos especialmente projetados para recebe-las, num trabalho acompanhado pelo próprio artista.
As pinturas sobre a via sacra são bem interessantes. Jesus representado tem uma cor diferente para cada momento. A impressão que dá é que ele vai perdendo a cor na medida em que vai perdendo a vida. No último quadro, ele parece um fantasma, seu corpo tem a aparência de um poltergeist, já sem vida.
Foi um fim de semana maravilhoso!
Nossa próxima aventura é em Camboinhas - Niterói. Não percam os próximos capítulos... ;)
_________________________________________________________________________________
Polyana e Virgílio
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...
polymatumoto@yahoo.com.br
@polymatumoto
será pq eu amo esse blog??!!
ResponderExcluire tbm amo vcs??!!
beijosss
Rúbia;;;
Oi,
ResponderExcluirAchei vocês porque também fui com o meu marido para Batatais e adorei a viagem. Beijos
Juci Pauda
jusemfrescura.blogspot.com.br