Memorial da Epopeia do Descobrimento em Porto Seguro!!

Não poderíamos perder a oportunidade de estar em Porto Seguro e não conhecer um pouco as redondezas. Tudo bem que os atrativos do hotel eram um tentação para não sairmos de lá, mas nós, como um casal que adora andar por aí, não poderíamos ceder aos confortos do resort.
O único luxo que nos permitimos foi contratar nosso próprio guia, pois não queríamos passar o dia todo fora. Então, alugamos um táxi e chamamos o Daniel para nos acompanhar a alguns pontos que mais nos interessavam.
Nossa primeira parada foi o Memorial da Epopeia do Descobrimento. O Virgílio, como professor de história, estava louco para conhecer. Na verdade, nosso guia nos explicou que o Museu é uma iniciativa privada! Impressionante! Não tem nenhuma ajuda financeira dos órgãos públicos, nem isenção de impostos. Tivemos a honra de conhecer o responsável por esta iniciativa, Senhor Wilson.
O Daniel nos contou que o Sr. Wilson é um entusiasta do descobrimento, o que motivou a iniciativa. O Museu funciona em sua propriedade e foi ele que providenciou todo o acervo. Mas ele também foi um dos pioneiros em levar para Porto Seguro as Grandes Barracas de Praia onde o principal atrativo são os shows de axé onde os bailarinos ensinam a coreografia. Hoje, existem três barracas mais conhecidas que são o ToaToa, Axé Moi e Barramares.
Quando você chega no Museu, já fica impressionado com a faixada pomposa que faz alusão aos Portugueses de cara e levanta todas as bandeiras que o descobrimento do Brasil levanta.
Uma vez lá dentro, eu fiquei maravilhada com o paisagismo!! É de tirar o fôlego! O caminho até o museu é adornado por espécies tipicamente brasileiras. Bem legal!
Pau Brasil
Uma curiosidade. Entre essas espécies, tinham duas particularmente interessantes. A primeira era o dendezeiro, que dá o coquinho de onde se extrai o famoso azeite de dendê. Nosso guia conseguiu até colher um madura e extrair um pouco do óleo que exalou seu perfume. A segunda foi um pé de pimenta rosa! Cheirosa que só!!
O prédio que abriga o acervo tem uma arquitetura muito interessante. Ela permite que a linda paisagem ao redor interaja com seu interior. Com relação ao acervo, imagino que para alunos escolares que estão aprendendo sobre o descobrimento, tem informações muito ricas e permite ao professor fazer uma aula bem didática. Mas, a maioria dos componentes do acervo são réplicas ou cópias. No entanto, isso não tira o brilho da iniciativa.
Mapa Mundi da época.
Além do acervo, o Museu ainda tem duas grandes atrações. Uma réplica de uma oca indígena da época do descobrimento contendo muitos artefatos indígenas e informações sobre sua cultura e seus rituais.
Mas, de longe, a principal atração do Museu é a réplica exata de uma Nau Capitânia que chegou ao Brasil com a frota de Pedro Álvares Cabral. É impressionante!!!! O tamanho em escala real é assustador e te dá uma idéia de como é viajar num desses por meses a fio. Meu Deus! #faniquito
Sem contar a beleza dessa mega construção que realmente impressiona!
Na maré alta, a água do mar invade esse gramado onde estamos. Aí dá um sensação de que o barco está realmente em alto mar. Legal, né?
Acreditem ou não, esse seria o suposto "banheiro" do navio. Os marujos de sentavam nessa beirada, faziam suas necessidades, e depois de limpavam com essa ponta de corda... Imagina o cheiro que não devia ser essa parte do navio... aff...
Calma, não é palavrão, mas esse é o caralho do navio. Os marujos que desobedeciam era punidos mandados para o caralho para vigiar, lugar do navio que mais balança causando enjoos fortíssimos.
Detalhe para o Vi segurando o "papel higiênico" da embarcação... hahaha ainda bem que não foi usado...)
Suporto quarto do capitão.
_____________________________________________________________________________


Polyana e Virgílio
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de um sonho: Daytona Beach e Speedway!!

Nosso último passeio fora dos parques foi para passar o dia na praia em Daytona Beach. Vale super a pena já que fica a pouco mais de uma ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS