Vale Sagrado dos Incas: O Mercado de Pisac!!

No dia seguinte bem cedinho o ônibus de turismo passou lá no nosso hotel para nos buscar. Só o caminho para o vale sagrado dos Incas já é uma grande aventura!! Apesar de a estrada ser asfaltada, você está transitando pelos Andes. Isso significa que pra você chegar do outro lado você tem que percorrer uma serra cheia de vales profundos... O emocinante dessa história toda é que às vezes a estrada é bem estreita e você tem a impressão de que o pneu do ônibus passa a centímetro do precipício. Mas, além dessa... emoção (vamos chamar assim) você fica simplesmente embasbacado com a paisagem que vai se desenrolando bem diante dos seus olhos. Só isso já vale o passeio. Tudo parece um sonho lindo e você não quer acordar! É surreal, não sei outra palavra...
Antes de seguirmos para as ruínas de Pisac, há de se fazer uma parada obrigatória no Mercado de Pisac. É o mercado mais famoso das redondesas com muita variedade de artesanato e peças locais. É bem legal e eles também aceitam dólar. Mas não gastem o dinheiro todo aí. Quem for pra Machu Picchu, tem um mercado na cidade que é mais barato e também é bem legal!
Pisac Pueblo era uma cidade Inca voltada predminantemente para a agricultura. Ainda hoje pode se ver as casas e distinguir os cômodos e a configuração do vilarejo. Os tetos foram recolocados pelos moradores locais. Lógico que feno não ia resistir por tantos anos. Mas é um lugar mágico, rodeado de mistérios e esoterismo. Sem contar a paisagem que se vê de lá que é de tirar o fôlego. Um dos pensamentos que me veio a mente quando estava admirando o local foi: minha vida valeu a pena! Então, eu simplesmente me calei, sem palavras.
Apesar de estar com neblina e com clima de chuva, em nada isto nos atrapalhou. Muito pelo contrário! Muita gente falou que fomos na época errada que é a época de chuvas. Mas eu estava vendo um documentário esses dias na TV e quase não reconheci Pisac. Eles estavam gravando na época de seca e estava tudoi diferente, muito árido, tudo amarelo e com a impressão de natureza morta. NÃO! O que vimos lá, exatamente por causa das chuvas, vale a pena qualquer risco! A paisagem e a beleza natural nem se compara!! Deus nos colocou no lugar certo, na hora cera!


Esta foto tirei para mostrar a nossa altitude:
Ao lado do vilarejo, nas encostas das montanhas, eles construíam platôs onde faziam experiências agrícolas. Eles plantavam aí e descobriram que eu cada semi-círculo se desenvolve plantas diferentes, porque cada um deles produz seu próprio micro-clima!! Isso significa que uma batata que dá no terceiro platô não dá no quinto porque as condições climáticas são diferentes!! Isso é muito louco!! Por isso, no Peru, eles tem mais de 1.000 tipos de batata e mais um monte de tipos de milho!! Que comunidade avançada, Meu Deus!!
Agora, sempre fica a pergunta quando você anda pelo Peru: COMO?? Sem máquina e tecnologia eles faziam essas experiências tão avançadas nas encostas dos Andes?????????




Depois de uma experiência sublime, que te faz calar por uma hora e refletir por dias, tínhamos que recarregar as energias. Paramos na cidade de Urubamba para almoçar. Comi carne de alpaca pela primeira vez (parece carne de vaca mas é mais macia e adocicada) e um milho gigantesco!!! E tudo isso, ao som de música típica... Uma delícia!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de um sonho: Daytona Beach e Speedway!!

Nosso último passeio fora dos parques foi para passar o dia na praia em Daytona Beach. Vale super a pena já que fica a pouco mais de uma ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS