Sacramento - Parte 2.

Saindo do campo e indo para a cidade, encontramos uma bela paisagem no nosso caminho. E quando chegamos, então... Que cidade encantadora!!
Ficamos hospedados na casa dos nossos padrinhos: Cristina e José Carlos. Que delícia!! A rua em que eles moram é super tranquila! O portão fica aberto, a casa não tem muros e é super fresquinha e arejada... Além disso, a hospitalidade contribuiu ainda mais para momentos super agradáveis e inesquecíveis!

Nossa primeira parada turística foi no Museu Histórico Corália Venites Maluf. Ele está localizado no centro da cidade e mantém um acervo muito interessante! São peças e documentos inerentes à história de Sacramento. O prédio foi construído em estilo colonial, e em seu subsolo funciona a Secretaria de Turismo e o Pátio do Monjolo.





Passeando de carro pela cidade, você vai se encantando com a arquitetura bem peculiar do local. São prédios antigos, porém, bem conservados, que dá um ar de nostalgia e respeito ao tradicional. É uma viagem no tempo!! Muito legal!

A antiga estação do bonde foi transformada em um Palácio das Artes. Construída por engenheiros alemães, obedeceu as linhas arquitetônicas peculiares à Alemanha. Sacramento foi a única cidade brasileira que teve bonde rural movido à eletricidade, gerada pela Usina Cajuru. Hoje, abriga um pequeno museu do Bonde, com fotos, peças e documentos. Ao lado, funciona o Centro de Atendimento ao Turista onde são vendidos muitos artesanatos e produtos locais.



A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída em meados do século XIX e serviu a comunidade negra do município. As linhas simples de sua arquitetura histórica, seu interior aconchegante, compõe o cenário de muita fé e oração. No último domingo de outubro, acontecem congados e moçambiques no local.


Não percam a próxima matéria sobre o orquidário mais famoso e completo da região!! Na semana de 17 à 25, eu e o Vi estaremos viajando (para variar) para coletar mais dados para o nosso blog. Logo, logo vocês poderão acompanhar as nossas aventuras em Diamantina, Ouro Preto e Belo Horizonte. Aguardem...

Sacramento - Parte 1.

Deixe-me valorizar um pouco as belezas da minha terra. Primeiramente: Sacramento - Minas Gerais!! Uma cidade encantadora e tão pertinho de mim!!
Nesta primeira parte, vou exaltar as belezas naturais do local. Estas fotos são de uma fazenda dos nossos padrinhos de casamento, Cristina (aquela que não parava de chorar na cerimônia do nosso casamento) e José Carlos.
Esta fazenda fica localizada em uma região que se chama "Morro Vermelho" e a fazenda se chama São José. Vou deixar que as imagens falem por mim...














Para ter a vista mais bela da fazenda era preciso subir uma pequena trilha (apesar de bem íngreme), mas valia totalmente a pena!


Na próxima matéria não percam mais informações sobre a cidade de Sacramento e seus pontos turísticos.

MAC - Níterói!! Um presente do mestre...


Nosso último passeio, e na minha opinião pessoal, meu personal best, foi a nossa visita ao MAC - Museu de Arte Contemporânea. Ele foi desenhado por ninguém menos do que o mestre Oscar Niemeyer!! Foi uma experiência única!! Primeiro que o local em que ele foi construído, como vocês podem ver, já é uma obra de arte per se. Ele parece fazer parte do cenário que é simplesmente deslumbrante. Na verdade, ele foi calculado para fazer parte do cenário e contracenar com ninguém menos do que o Pão de Açúcar e o próprio Cristo Redentor, os quais se dá para ver de lá.
A sua arquitetura, apesar de peculiar, tem a assinatura clara de Niemeyer. O formato arredondado, lembrando um disco voador que aterrizou para se deslumbrar com as belezas naturais dali.
A primeira atração do museu não é a sua coleção, mas o seu entorno. Dá vontade de ficar horas ali, admirando. É uma vista de tirar o fôlego! A vista da cidade de Niterói também é espetacular!



A única coisa que me deixou bem triste é que um morador local nos contou que até bem pouco tempo dava para se ver uma fauna rica na Baía de Guanabara. Alí, daquele local onde estávamos. Até pinguim aparecia por lá, segundo ele. No entanto, a poluição catastrófica dos últimos dez anos jogada na Baía fizeram essa fauna desaparecer...

Bem, entrando no museu você pode admirar uma coleção de arte contemporânea, uma fixa e uma itinerante. Vou ser sincera cm vocês. Não entendo nada de arte contemporânea então não vou me arriscar neste mérito. Mas dentro das paredes do museu, é muito difícil se concentrar nas obras de arte que estão na parede quando as obras mais belas estão do lado oposto: nas janelas! O museu foi todo desenhado para que o visitante entendesse que as paisagens do entorno são, por si mesmas, uma obra de arte. Por isso, as janelas que circundam todo o museu, foram desenhadas para parecerem molduras de um quadro de belíssimas pinturas, como vocês podem conferir a seguir:



Esta obra é totalmente conceitual e filosófica. O ingresso é super acessível e na quarta-feira a entrada no museu é simplesmente de graça! A pedido do próprio Oscar! Ele queria que a arte fosse acessível a todos! Além disso, essa construção que vocês vêem na foto abaixo também é um projeto do mestre e se chama "Maquinho". É um lugar onde são realizadas oficinas de arte. Logo atrás desta construção tem uma comunidade. A construção foi desenhada em forma de um bumerangue. De acordo com Niemeyer, o seu objetivo era trazer a comunidade para o museu. Então, como o bumerangue vai e volta, ele dizia que esta construção estava indo buscar a comunidade através das oficinas de arte, e trazê-la de volta para o museu e para o mundo das artes. Legal, né?
Bom, esse é o fim desta aventura. Espero que tenham gostado. As próximas aventuras serão no Brasil mesmo, pelo menos por enquanto. Vamos valorizar os nosso tesouros locais, né? Próxima parada: Sacramento - Minas Gerais!! Não percam!! Continuem acompanhando nosso CASAMENTO 10!!

Diário de um sonho: Daytona Beach e Speedway!!

Nosso último passeio fora dos parques foi para passar o dia na praia em Daytona Beach. Vale super a pena já que fica a pouco mais de uma ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS