Viva Minas: Ouro Preto - PARTE 1

Saímos da estação do Trem da Vale e fomos caminhando pelas ruas de Ouro Preto até chegarmos na Casa dos Contos, ou Casa das Moedas. Ao lado da Casa dos Contos fica a famosa ponte da história da Marília de Dirceu, onde supostamente eles se conheceram...


O Ministério da Fazenda recuperou em 1973 um dos mais belos monumentos do barroco mineiro: a Casa dos Contos. O prédio, construído na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais, entre 1782 e 1784, sempre esteve vinculado a atividades tributárias. Hoje, abriga um museu, o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e a agência da Receita Federal de Ouro Preto.


Vale a pena visitar a exposição, e depois você pode dar uma volta no horto que eles recuperaram ao redor da Casa dos Contos, saindo pelos fundos, e que leva você até a Igreja da Nossa Senhora do Pilar.




Em seguida, fomos conhecer a Igreja da Nossa Senhora do Carmo, muito linda, e fica bem ao lado do Museu da Inconfidência. Admiramos seu interior e depois fomos curtir a paisagem e namorar ao lindo pôr do sol dos jardins da Igreja que cria um clima realmente inspirador!






Exaustos de caminhar, ficamos fazendo um horinha sentados nas escadas do monumento de Tiradentes, que dá nome à praça, e conversando com uma professora de letras de Araras - SP, Vera. Além de de fazer algumas fotinhas, é claro...




A Vera nos indicou uma feira de artesanatos em Pedra Sabão que ficava há apenas duas quadras dali, no Largo de Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco. Decidimos ir conferir e fizemos a feira!! hauhauuaha


À caminho do restaurante, uma Casa de Panquecas na Rua Direita, conhecemos um hare krishna muito gente boa! O Raj! Conversamos bem uma meia hora, trocamos umas idéias e foi bem legal! Acho que um dos tesouros das nossas aventuras são as pessoas que conhecemos pelo caminho...


Viva Minas: Mariana de Trem da Vale!!



Descansamos no dia anterior e no dia seguinte bem cedinho tomamos um café maravilhoso e rumamos para a estação do Trem da Vale. Não foi difícil conseguir passagens mas chegamos uma hora antes da partida do trem que acontece às 10:00h.
O passeio de trem é muito gostoso e as paisagens são lindas. Nas estações geralmente acontecem exposições e apresentações artísticas como uma forma de incentivo a cultura.
Destaque para o casal de lésbicas francesas que estavam na nossa frente na fila e conversavam com toda a liberdade achando que ninguém estava entendendo a conversa delas, falavam mal dos brasileiros e sobre algumas intimidades sexuais... Quando me aproximei e pedi que elas tirassem uma foto nossa em francês, elas até perderam a cor!! hauhauuha Foi muito engraçado!!














Chegando em Mariana, nós tínhamos até às 14:00 para conhecer e almoçar, mas até que dá tranquilo. Mariana é uma cidade linda, muito bem preservada, com arquitetura típica e igrejas lindas. Em algumas entramos, em algumas não, fomos conhecer o antigo Palácio do Governo e depois de uma boa caminhada paramos para almoçar no Casarão. Segundo o Virgílio, o melhor restaurante da viagem! Comida de fogão à lenha (para variar... hauhauhau).








A volta também foi bem tranquila e deu para admirarmos as paisagens um pouquinho mais. Chegamos relativamente cedo em Ouro Preto e não perdemos tempo... Mas essa, é uma outra história...





Senhoras e Senhores: A Estrada Real!!!

Acreditem se quiserem... Mas pesquisamos no Google Maps o melhor caminho de Diamantina para Ouro Preto, e o caminho mais curto seria passando no meio de BH. O recepcionista da pousada nos aconselhou a pesquisar outro caminho porque o trânsito em BH estava muito complicado. Então, decidimos ir por Datas. Qual não é a nossa surpresa quando descobrimos desavisadamente que, na verdade, aquela era a própria Estrada Real!! Faríamos, sem querer, todo o Caminho dos Diamantes!
A Estrada Real, nos dias de hoje, é a reunião dos vários caminhos construídos no Brasil–Colônia, principalmente no século XVII, para o transporte das riquezas do interior do Brasil para o litoral do Rio de Janeiro, donde era transportado para a metrópole portuguesa. A Estrada Real foi criada pela Coroa portuguesa no século XVII com a intenção de fiscalizar a circulação das riquezas e mercadorias que transitavam entre Minas Gerais - ouro e diamante - e o litoral do Rio de Janeiro - capital da colônia por onde saíam os navios para Portugal. 
Foi uma viagem inesquecível, passando por cidadelas históricas e bucólicas, e admirando paisagens estonteantes!! Mágico!!




Chegando em Ouro Preto, exaustos, tivemos mais uma grata surpresa!! Depois de uma pequena dificuldade de encontrar sua localização, nos vimos em uma pousada super charmosa, bem típica e, o melhor de tudo, com simplesmente a melhor vista de toda a cidade de Ouro Preto! Pousada Abigail Condé!!
O dono da pousada foi muito hospitaleiro e atencioso (aliás, como todos os mineiros que cruzaram nosso caminho), e nos avisou que o café da tarde estava sendo servido naquele momento no deque panorâmico, e já estava incluso na diária.
Quando chegamos no deque, essa foi a vista que nos recebeu:









Dá pra ver todos os principais pontos turísticos de Ouro Preto, quase todas as igrejas e o Museu da Inconfidência. Agora, pensa, o que foi tomar um típico cafezinho mineiro apreciando essa vista maravilhosa com um clima fresco e agradável... É PRA FICAR NA MEMÓRIA!!

Diário de um sonho: Daytona Beach e Speedway!!

Nosso último passeio fora dos parques foi para passar o dia na praia em Daytona Beach. Vale super a pena já que fica a pouco mais de uma ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS