Acreditem se quiserem... Mas pesquisamos no Google Maps o melhor caminho de Diamantina para Ouro Preto, e o caminho mais curto seria passando no meio de BH. O recepcionista da pousada nos aconselhou a pesquisar outro caminho porque o trânsito em BH estava muito complicado. Então, decidimos ir por Datas. Qual não é a nossa surpresa quando descobrimos desavisadamente que, na verdade, aquela era a própria Estrada Real!! Faríamos, sem querer, todo o Caminho dos Diamantes!
A Estrada Real, nos dias de hoje, é a reunião dos vários caminhos construídos no Brasil–Colônia, principalmente no século XVII, para o transporte das riquezas do interior do Brasil para o litoral do Rio de Janeiro, donde era transportado para a metrópole portuguesa. A Estrada Real foi criada pela Coroa portuguesa no século XVII com a intenção de fiscalizar a circulação das riquezas e mercadorias que transitavam entre Minas Gerais - ouro e diamante - e o litoral do Rio de Janeiro - capital da colônia por onde saíam os navios para Portugal.
Foi uma viagem inesquecível, passando por cidadelas históricas e bucólicas, e admirando paisagens estonteantes!! Mágico!!
O dono da pousada foi muito hospitaleiro e atencioso (aliás, como todos os mineiros que cruzaram nosso caminho), e nos avisou que o café da tarde estava sendo servido naquele momento no deque panorâmico, e já estava incluso na diária.
Quando chegamos no deque, essa foi a vista que nos recebeu:
Dá pra ver todos os principais pontos turísticos de Ouro Preto, quase todas as igrejas e o Museu da Inconfidência. Agora, pensa, o que foi tomar um típico cafezinho mineiro apreciando essa vista maravilhosa com um clima fresco e agradável... É PRA FICAR NA MEMÓRIA!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário