Bom, como a monografia do Vi é sobre o barroco, não podíamos deixar de visitar uma das mais impressionantes obras do mestre Aleijadinho: A Catedral de Congonhas.
Congonhas é uma cidade muito charmosa, mas com ruas muito estreitas e tortuosas, difíceis de dirigir. Não é difícil achar a catedral já que na entrada da cidade tem um centro de informação ao turista e tem muitas placas indicativas.
Na verdade, não tem muito coisa pra se fazer lá a não ser visitar a catedral, mas, com certeza vale a pena...
Primeiro porque você pode apreciar as esculturas maravilhosas dos profetas em tamanho real. Detalhe é que quando ele fez essas obras, já estava muito comprometido devido às doenças que possuía. Já quase não tinha visão ou movimento dos dedos e das mãos. Mas com um esforço sobre-humano conseguiu se expressar e impressionar o mundo com suas esculturas.
Existe uma lenda que um dos profetas é, na verdade, um auto retrato do próprio Antônio Francisco Lisboa.
À frente da catedral tem várias capelinhas, dentro delas tem várias esculturas representando cenas da via sacra. Esculturas também feitas pelo mestre.
Na lateral do complexo da catedral tem uma espécie de feirinha nessas casinhas antigas que vendem artesanato. Miniaturas dos profetas em pedra sabão, em mármore, vários artigos de decoração, e encontramos até um telefone bem antigo, daqueles com os números giratórios e o gancho elevado, que quando a campainha toca dois badalos se chocam, e que ainda funciona!! Não resistimos à tentação. hehe.
Bem, na verdade, a catedral não é o único atrativo deste passeio. Quando você sai de Ouro Preto e vai pra Congonhas, pode fazer mais um pedaço da Estrada Real. E como sempre, suas paisagens belas e recortadas encantam pela beleza e magia!! Vale até uma paradinha em um mirante improvisado para uma sessão de fotos. Um passeio de meio dia super bacana, eu SUPER recomendo. E ainda indico parar em Mariana na volta para almoçar (passando por um caminho diferente) já que lá tem restaurantes muito bons como o Casarão, que eu já mostrei pra vocês nas postagens anteriores.
_____________________________________________________________________________
Polyana e Virgílio
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...
@polymatumoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário