2° dia do City-Tour em Santiago do Chile!

Bem, saindo do Palácio de la Moneda, fomos para a Praça das Armas e visitamos a Catedral de Santiago. Ela é muito bonita, tanto por dentro quanto por fora. A nave principal é bem comprida e a arte no teto é de tirar o fôlego. As estátuas são muito bem feitas. O interessante é que, por fora, ela lembra as igrejas do Peru, e por dentro, ela lembra o estilo europeu. Eu acho que isso traduz perfeitamente a imagem que eu construí do Chile na minha cabeça...

Outra coisa que observamos foi os rastros deixados pelos constantes terremotos. No meio destas duas torres costumava  ficar a estátua de Maria (abaixo). Depois do terremoto de 2010, sua estrutura foi abalada e tiveram que retirá-la e levá-la para dentro da igreja. Hoje, ela é adorada por muitos fiéis que vão lhe prestar uma homenagem em sua nova morada. Além disso, a todo momento você vê rachaduras na estrutura da igreja. Dá até uma certa insegurança... hehe

Outra história "curiosa" desta igreja foi uma fato bizarro e horripilante que aconteceu em 2004. Um jovem adepto ao satanismo degolou o padre que estava celebrando a missa na frente de todo mundo! No meio da missa, ele simplesmente se levantou, se dirigiu ao padre e cortou sua garganta. Dizem que foi uma cena horrível! Aí, eles fizeram essa placa em homenagem ao padre, e o enterraram na igreja... (eu, hein ?!)

A Praça das Armas de Santiago não é tão bonita e pomposa quanto a Praça das Armas de Lima, e muito menos quando comparada à de Cusco. Mas, tem seu valor, com certeza! Além da Catedral, às suas voltas estão prédios importantes para a história do Chile como: A antiga moradia colonial que hoje é o Correio Central (abaixo), o antigo Tribunal de Justiça que hoje é o Museu Histórico Nacional, e a Prefeitura de Santiago.

O ponto mais importante da Praça das Armas per se, é o Marco Zero de Santiago, que fica sob esta fonte que é a principal fonte de água da Praça. Ele representa o exato centro do Chile. É a partir deste ponto que se marca todas as distâncias do país. Isso significa que a distância deste ponto ao extremo norte do país é a mesma até o ponto mais ao sul. E, respectivamente, a distância do marco até o ponto mais ao Leste é a mesma até ao ponto mais a Oeste.

Voltamos para o ônibus, demos mais uma volta pelos bairros como a Providência e Los Leones; e terminamos nosso passeio em um dos bairro mais nobres de Santiago: Las Condes. O nosso guia estava explicando que lá é diferente do Brasil. Os mais ricos moram no Morro, e quanto mais alto, mais rico é! A diferença é que esse "morro" é nada mais nada menos que os Andes... Mas tudo bem. Então fomos dar uma olhada nas mansões e na vista que eles tem de lá. Foi bem legal. E acabou que o City Tour valeu a pena porque nos deu uma idéia geral da cidade como um todo, já cobriu alguns pontos que gostaríamos de ver, e ficamos sabendo de alguns fatos que não saberíamos sozinhos...

_____________________________________________________________________________

Polyana e Virgílio
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...