Mi Buenos Aires Querido: Recoleta!!

Continuando nosso primeiro dia em Buenos Aires, saímos da livraria Ateneo e seguimos a pé para o bairro de recoleta. Confesso que nesse primeiro dia a cidade foi me ganhando em uma crescente, porque o microcentro é bem feio! As calçadas são bem curtas e cheias de lixo acumulado. Além disso, apesar dos prédios bonitos e com arquitetura européia, um amontoada de fios em gambiarra dá um ar de gueto.
Mas à medida em que você vai saindo do centro, as ruas começam a ficar maiores e as calçadas cada vez mais largas e limpas. Vai se desenrolando a Buenos Aires que eu tanto queria ver!
Assim que chegamos na Calle Junín encontramos uma casa de câmbio paralelo e conseguimos um câmbio bem legal. Logo a frente demos de cara com o famoso Cemitério da Recoleta.
Ao lado da entrada principal do cemitério tem uma pequena igreja, Igreja Nossa Senhora do Pilar, com um museu de arte sacra ao fundo. Ela é bem charmosa mas não muito ostentosa, mas parece atrair muitos fiéis.
 Fomos conhecer o cemitério mas confesso que não gostei muito do passeio não. Achei muito macabro! Tem muitos túmulos que estão sem manutenção nenhuma! Alguns tem porta de vidro e você pode ver os caixões lá dentro já mofados e em estado de decomposição. Tinha até túmulo com as portas entreabertas e o caixão ABERTO e, juro por Deus, o esqueleto lá bem amostra!!!! NÃO!! Não é o que eu chamo de um passeio bonito e romântico... Nem tive coragem de tirar muitas fotos.
Tinha um túmulo em especial, esse eu arrependi de não ter tirado foto, mas depois me perdi e não consegui voltar lá. Na porta do túmulo uma estátua em bronze de uma jovem muito bonita e seu cachorro. Abaixo da estátua um poemo escrito pelo pai da garota intitulado "Perché?". Pelo que eu entendi, essa moça era reconhecida por sua beleza, mas por uma razão que desconheço (e pelo jeito o pai dela também) acabou por tirar sua própria vida.

Não poderíamos deixar de visitar o túmulo mais icônico de todo o cemitério, o túmulo de Maria Eva Duarte Perón, ou, Evita Perón. É impossível você ficar dois dias em Buenos Aires e não ouvir falar o nome dela ou ouvir o "hino" de Buenos "No llores por mi, Argentina". Aparentemente, os portenhos se dividem em duas frentes: os que idolatram a Evita e os que a odeiam. Mas, confesso que seus fãs gritam mais alto porque a impressão que dá é que ela é uma verdadeira heroína nacional! Sua imagem é idolatrada por onde passamos... Quase me apaixonei por ela por tabela... hahaha
 Bom, mesmo depois de ver aqueles ossos abandonados, a caminhada deu fome. Tínhamos programado comer só um lanche no almoço e jantar bem. Mas, como em viagens quase nada sai como planejado, tivemos uma parrilla deliciosa no almoço bem em frente ao cemitério. Não sei se a melhor visão pra se ter enquanto se come empanadas e uma parrilla deliciosa, mas foram momentos bem agradáveis!

É um restaurante-museu bem estiloso, isso é inegável! E a comida tipicamente argentina e deliciosa, então, recomendo super para os turistas que querem visitar o cemitério!
Hasta la vista!!
___________________________________________________________________________

Polyana e Virgílio
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...