Mi Buenos Aires Querido - El Ateneo!!

Bom, alguns de vocês devem ter acompanhado nas redes sociais que o Vi e eu fizemos uma viagem à Buenos Aires recentemente. Precisávamos de um descanso depois do ritmo frenético de eventos de lançamento do meu livro O Jardim de Liz!!
Na verdade, Deus é tão maestro da minha vida que eu ganhei essa viagem como um presente do Vi pelos meus 30 anos. A data foi providencial e "coincidiu" perfeitamente com nossa agenda e nossa necessidade de um descansadinha...
Vocês não verão a Liz nas fotos, pelo simples fato de que ela não foi desta vez... Ela ficou nas mãos competentes dos avós, mas, depois faço um post exclusivamente para falar deste assunto.
Chegamos à dois dias e eu vim correndo contar tudinho pra vocês!!
Primeiro, quero dar algumas dicas para a pré-chegada à capital da Argentina.
Dica 1: NÃO troquem os seus reais no aeroporto brasileiro!! O câmbio é horrível e eles ainda cobram uma taxa absurda para fazer a troca. NÃO!! Como precisávamos de alguns pesos para pegar um táxi do aeroparque ao hotel, assim que chegamos havia uma casa de câmbio oficial dentro da sala de restituição de bagagem. O câmobio, mesmo oficial, estava muito melhor e eles não cobram taxa nenhuma. A quantidade que você dá é a quantidade que você recebe! (sorte 1). Mas não troque tudo, porque o câmbio paralelo ainda é muito melhor!
Dica 2: Sempre, sempre, sempre prefira chegar e sair de Buenos Aires pelo Aeroparque. É muuito mais perto dos hotéis e o táxi sai bem mais barato do que o Ezeiza (o outro aeroporto internacional). Por exemplo, nós pagamos um média de R$40,00 no câmbio paralelo enquanto que se tivéssemos chegado no Ezeiza pagaríamos coisa de R$85,00.

Bom, no dia seguinte, não perdemos tempo e saímos batendo perna na cidade. O hotel que ficamos (Hotel Design Vista Sol) é muito bom, recomendo, mas ele fica no microcentro, não é a região mais bonita como todo centro de uma metrópole... Mas, por outro lado, a localização é excelente! Perto de estações de metrô (ou subte, como eles chamam lá) e próxima às principais atrações turísticas. Se você tiver disposição, é possível fazer quase tudo caminhando.
Com alguns minutos de caminhada, nos deparamos com o primeiro símbolo icônico de Buenos Aires: o Obelisco. Ele marca o coração da cidade e fica entre duas avenidas principais: a 9 de Julio e a Corrientes.
Tentativa fracassada de selfie... hahaha
Já no caminho para a nossa primeira parada, começamos a entender porque Buenos Aires é comparada com a Europa. Nós, que j[a estivemos lá, pudemos tirar a prova que realmente lembra (LEMBRA!), principalmente por causa da arquitetura. Confiram abaixo o Instituto Libre de Segunda Enseñanza e a Corte Suprema de Justiça de la Nación Argentina.
Monumento em homenagem ao General Lavalle.
Retrato perfeito de Buenos Aires, o antigo e tradicional ao lado do moderno entrelaçados por gambiarras de fios e improvisos.
Eis uma coisa que sinto falta aqui no Brasil. A cidade é repleta de barraquinhas que vendem flores lindas e perfumadas, o que ajuda a dar todo um charme às ruas, ou melhor, calles.
E enfim, El Ateneo!! Antes de ser uma livraria era um teatro chiquérrimo que concorria com o Colón. Foi abandonado (porque não há como concorrer com o Colón) e depois restaurado e transformado em uma livraria charmosérrima!!! Você perde o fôlego assim que entra pela primeira vez.
Como vocês podem ver na primeira foto, há um café onde seria o palco do teatro. As melhores fotos são tiradas de lá. Mas nós achamos os preços muito caros. Na verdade, tudo em Buenos Aires é mais caro do que esperávamos. Não é de se admirar considerando que eles tem uma inflação de 44% ao ano, enquanto que aqui no Brasil é de 8%. A comida não é tão mais cara que a nossa, mas as bebidas são um horror!! Uma garrafinha de água ou de refrigerante de 350ml não é menos que 8 a 10 reais!! O vinho acaba saindo mais barato porque você acha nos restaurante garrafas de 100 pesos, o que daria R$28,00 mais ou menos.
Os livros também, pelo menos nesta livraria em particular, são um absurdo. Os preços giram em torno de R$60,00 à R$100,00. O passeio valeu pela admiração e pelas fotos. Mas saímos do jeito que entramos, com o estômago e as mãos vazias... hahahaha
Ah! O interessante é que sou apaixonada na Mafalda, aquele personagem dos quadrinhos com uma consciência política e uma ironia afiada. O seu desenhista é de Buenos Aires e ela é adorada lá. Mas, tive uma dificuldade enorme de encontrar um livro dela. Não sei se por falta no mercado ou pela grande procura. Mas, não foi nesta grande livraria que o encontrei.
Bem, continuamos nosso caminho e seguimos rumo ao Bairro de Recoleta. Mas, essa é uma outra história...
___________________________________________________________________________

Polyana e Virgílio
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...