Machu Picchu - Parte 2!!

Deixe-me explicar pra vocês agora sobre a cidade de Machu Picchu. Ela é dividida em duas áreas principais: a escola e a área de eventos. Sim, uma escola! Essas pequenas câmaras não eram quartos ou moradias, mas salas de aula! Os tawantinsuiu nunca desevolveram a escrita, mas acredita-se que aqui os jovens vinham para aprender com os mais velhos os ofícios que iriam desempenhar mais tarde, fosse na agricultura ou na parte de construção. Principalmente porque não existiam escravos na civilização Inka. Apesar de existir uma hierarquia, os trabalhadores eram livres e trocavam seus trabalhos por terras e mantimentos.
Esta área abaixo era destinada às festas e eventos. Principalmente cerimônias de adoração ao deus sol (Pacthachamaq) e à deusa terra (Pacthamama). Na foto abaixo, dá para ver o "altar" que ficava mais alto e todos podiam ver e ouvir o que o Inka estava falando.

Aqui você consegue ver melhor como eram as câmaras menores, a disposição das pedras e das construções.

Esta pedra abaixo é uma pedra única esculpida para uma finalidade muito própria: cirurgias e sacrifícios.
Este é um dos locais mais famosos de Machu Picchu: O templo do sol. É aqui que os tawantinsuiu colocavam as oferendas ao deus sol pois no solstício o sol entra por essa janela central e incide exatamente sobre o "altar" de pedra no centro. É por isso que eles acreditavam que o sol vinha buscar as oferendas e assim eles sabiam em que estação do ano se encontravam. Reparem que parece ter uma serpente entalhada no altar. Um animal sagrado que representa o mundo inferior e o conhecimento.
Outro instrumento que eles desenvolveram para se localizar no tempo foi este "relógio" solar. Ele não mostra os dias e as horas, mas as estações do ano. Deste modo, eles podiam decidir qual o tipo de cultura que iam plantar mais adequada àquela estação que se encontravam... Além disso, eles acreditavam que esta pedra absorve a energia dos raios do sol, por isso, tocavam nela para reestabelecer suas próprias energias. Mas, atenção! Hoje em dia NÃO PODE TOCAR NELA, OK?? Tem até um segurança só por conta desta peça!! hahaha Mas a minha dica é: como é a mesma pedra utilizada na construção, tocar nas paredes da cidade deve surtir o mesmo efeito... hahahah
Nesta foto abaixo, está um conjunto de pedras que quando olhadas de um ângulo certo, forma-se (diz-se) um condor, que é o símbolo do mundo superior e representa a espiritualidade.
Machu Picchu também tem água canalizada. É um sistema de canalização muito avançado que é um dos mistérios da civilização Inka. Mais um indício  de que eles estavam bem a frente do seu tempo.
Esta pedra é curiosa... Não se sabe se ela foi esculpida ou se é natural. Mas quando você olha a pedra e depois a paisagem ao fundo, percebe que os recortes na pedra é uma réplica fiel dos recortes das montanhas ao fundo. É bem legal!
Tirei esta foto para mostrar a vocês como que o número três é reverenciado por eles o tempo todo como expliquei na matéria anterior. A maioria das câmaras principais tem quantas janelas?? Sim... Três.
Esta foto tirei para mostrar como as construções Inkas são o que eles chama de "anti-císmicas", porque resistem aos abalos e terremotos. Esta parte da parede quase cedeu mas aguentou firme por causa da disposição inteligente das pedras que permite um certo movimento sem desabar. Mais um mistérios da engenharia Inka, bem adiante de seu tempo...
No "sub-mundo" de Machu Picchu, você anda por câmaras subterrâneas para conhecer o lugar onde eles depositavam as múmias das pessoas mais importantes da hierarquia. Muitas destas múmias foram encontradas pelos pesquisadores ingleses, e hoje continua em poder deles. No entanto, eles prometeram que devolveriam estas múmias para o Peru no centenário da descoberta de Machu Picchu, que por um acaso é este ano!! hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

Também é possível ver ainda o depósito das pedras que eram usadas nas construções porque Machu Picchu não foi acabada, ela foi abandonada antes de finalizarem sua construção. Por isso os espanhóis não a acharam e não a dizimaram, porque ela já não era habitada quando eles invadiram. Agora, o porque ela foi abandonada... Ninguém jamais saberá...
O último fato curioso que tenho para contar pra vocês agora é sobre as funcionárias inusitadas no ministério da cultura. Quando você visita Machu Picchu percebe que os gramados são muito bem cuidados e muito bem podados. Só que a área é muito grande!! Precisaria de muita gente para mantê-lo desse jeito... Gente?? Não!! Llamas!! hahaha É isso mesmo!! Você vai encontrar muitas Llamas em seu caminho mas elas são "funcionárias" do ministério da cultura para manter o gramado podado, pois elas são podadoras naturais e não cobram salário!! hahaha Então eles mantém elas lá!! Além de serem um atração à parte, né?? A maioria delas são bem mansas, mas se aproximem devagar e qualquer sinal de estranhamento se afaste devagar, nunca saia correndo porque a tendência delas é perseguir... hahhaha

Na próxima matéria me despeço de Machu Picchu para começar uma nova aventura, agora em terras brasileiras. Não percam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de um sonho: Daytona Beach e Speedway!!

Nosso último passeio fora dos parques foi para passar o dia na praia em Daytona Beach. Vale super a pena já que fica a pouco mais de uma ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS