Machu Picchu!! Parte 1

Chegamos ao capítulo final da nossa aventura pelo Peru. Como tenho muita coisa para contar, vou dividir para não ficar muito pesado. Mas deixem-me começar contando para vocês da subida até o santuário. Você tem duas opções. Você pode subir a pé, o que vai te levar no mínimo três horas se você subir rápido e vai chegar lá morto de cansaço... Ou você pode pagar U$15,00 por ida e volta e subir de ônibus, o que não deixa de ser uma aventura, porque as estradas são muito estreitas e o pneu passa a centímetros do precipício... Isso, quando dois ônibus não se cruzam no caminho... Aí você pensa: fu#d*! Mas o meu conselho é: suba de ônibus para você aproveitar melhor o passeio pelo santuário onde você também precisa andar bastante, e ao invés de ficar olhando os pneus do ônibus, aproveite a paisagem que é maravilhosa!! Confira:
Esqueci de falar que você deve comprar seus ingressos para o santuário em uma loja de Machu Picchu Pueblo, antes de subir, caso contrário você não entrará porque lá em cima não vende ingressos. Eu achei meio caro mas vale a pena. Coisa de U$60,00.
Vá ao banheiro antes de passar a catraca, porque lá dentro não tem jeito MESMO!! Viu, rapazes?? E quem faz questão, levem seus passaportes para carimbar, não é necessário mas o carimbo é lindo!!
Quando você começa a caminhar, a expectativa começa a crescer em seu coração e a visão que você tem a seguir é uma coisa inexplicável! É uma experiência única e inesquecível, quase espiritual!! Frase do meu sogro ao ver Machu Picchu pela primeira vez: "Você pode duvidar de Deus até chegar em Machu Pichu!"
Você chega pela lateral e se depara com esta vista da foto abaixo. Logo começa a subir para ter uma vista cada vez mais espetacular. Esta casinha de baixo é o mirante. É onde você tem que ir para ter a vista mais espetacular de todas da cidade!! É de lá que os fotógrafos tiram as fotos clássicas.
E aí... a medida que você vai subindo e dando aquela espiadinha para trás, vai se maravilhando com o que vai desenrolando bem diante dos seus olhos. Até que seu coração pára por um segundo. Uma lágrima parece pronta a sair de seus olhos e um sorriso se esboça em sua boca. Naquele instante você tem certeza que a sua vida valeu a pena para que você chegasse neste momento... Então, encontra a paz...
Agora, tenho uma coisa para contar a vocês que podem decepcioná-los um pouco... Pelo menos decepcionou a mim... Mas só um pouquinho, hehe. Esta montanha pontuda que aparece atrás da cidade em todas as fotos clássicas NÃO É Machu Picchu!! É a Wayna Picchu, que significa "montanha nova". Machu Picchu é este pico mais elevado da foto abaixo e significa "Montanha Velha".
Você PRECISA de cada um guia para conhecer a cidade... Seria um desperdício você só olhar mas não conhecer... Nossa guia era muito gente boa, e chamava-se Daniela. Ela nos explicou pacientemente cada pedra, cada local, cada história, cada costume. Não se preocupe que eles se oferecem antes de você entrar aos montes, mas pechinche o preço. Foi muito legal!! Na verdade, Inka era só o rei, o povo mesmo se chamava Tawantinsuiu.
Agora, sem dúvidas, o melhor aprendizado foi sobre a chacana, ou cruz andina. Ela é repleta de significados!! Ela é uma cruz simétrica com um círculo ao meio. Este círculo representa Cusco, que é a capital Inka e eles acreditavam ser o "umbigo do mundo". As quatro pontas principais, além de representar os pontos cardeais, representam elementos da natureza. O Norte é a energia, o sul a matéria, o oeste o tempo e o leste o espaço. Cada lado da cruz é divido em três partes. O número três para eles é um número mágico, pois eles acreditam que o mundo se resume em três, que tudo tem três lados. As três partes do lado noroeste significam: mundo superior, mundo em que vivemos e o mundo inferior. No entanto, o mundo inferior deles não se parece nada com o que entendemos por inferno... Ele não é uma coisa ruim, é só uma parte do mundo com suas características próprias. A trina nordeste representa os representantes de cada mundo: o condor, o puma e a serpente. A trina sudoeste representa a espiritualidade, a força e o conhecimento, características de cada representante; e a trina sudeste o passado, o presente e o futuro.
Antes de começar a falar sobre a cidade propriamente dita, gostaria de mostrar a vocês como as paisagens ao redor de Machu Picchu são um espetáculo a parte. É o conjunto de tudo que faz você se elevar, porque não importa para onde você olha, sempre vai se deparar com uma obra prima de Deus!!
_____________________________________________________________________________

  Polyana e Virgílio
Somos um casal apaixonado e feliz sem demagogia. O destino nos uniu, a disposição nos atraiu e o amor nos construiu. Por mais que pareça clichê, quando o ideal vira realidade, é motivo para celebrar. Nos casamos no dia 10/10/10 às 10:10hs, e, juntos, andamos por aí...
@polymatumoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de um sonho: Daytona Beach e Speedway!!

Nosso último passeio fora dos parques foi para passar o dia na praia em Daytona Beach. Vale super a pena já que fica a pouco mais de uma ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS