O Mercado de Porto Alegre

 Sinceramente, não sei porque eu ainda insisto em visitar Mercados Públicos... São exatamente iguais... Mas, vamos lá...
A construção do Mercado é bonita e interessante, mas achei os arredores muito sujo. O cheiro que vem do Mercado também é bem forte, principalmente porque tem muitas peixarias/restaurantes que funcionam por ali.
Ao lado do mercado tem um outro prédio bem bonito, mas eu sinceramente não consegui descobrir do que se tratava, só entendi que a entrada é proibida e que funciona algum departamento público ali.
O lado de dentro do mercado é muito parecido com todos os outros mercados que eu já visitei. Muita barraca de fruta, peixe, artesanato, temperos e ervas de todos os tipos. Imagino que se você é um morador da cidade e está a fim de cozinhar um almoço bem gostoso pra família, até valha a visita. Mas os artesanatos são de má qualidade e muito caros. Além disso, fiquei impressionada com a quantidade de lojas que vendem artefatos religiosos não cristãos... Nunca imaginei que as religiões pagãs tinham tanta força no Sul. Não que eu tenha nada contra elas... Pelo contrário, na verdade. Apenas um fato curioso...
Lembrando que o termo "pagão" refere-se à palavra "camponês" e contemplam religiões que cultuam a natureza e sua força.
Enfim, se eu fiquei 30 minutos lá dentro foi muito, mas como fui, decidi mostrar pra vocês. Aí, vocês decidem se vale ou não a visita... Bjoooooo

_________________________________________________________________________________

Por onde 3 andam juntos...

Polyana A. Matumoto
Psicóloga
polymatumoto@yahoo.com.br

Virgilio Franco Vilela de Almeida
Historiador
virgiliofva@yahoo.com.br

POA: Parque Moinhos de Vento!!

 Bom dia, pessoal!!Agora vou contar um pouquinho pra vocês sobre o único dia que tirei para turistar em Porto Alegre. Afinal, eu estava lá para participar do World Congress on Brain, Behavior and Emotions.
Saí bem cedo caminhando, que na minha opinião, é a melhor forma de se conhecer um lugar. Confesso que eu estava um pouco insegura, pois antes de ir, algumas pessoas me alertaram que Porto Alegre está bem violenta, com muitos assaltos, e eu estava sozinha. Por isso, nem levei minha máquina fotográfica e parava brevemente para fazer fotos pelo celular.
Mas essa rua aí de cima eu tive que parar para fotografar. Achei ela lindíssima, toda arborizada!! Depois eu descobri que na verdade essa rua é famosa, conhecida como uma das ruas mais arborizadas do Brasil!! Devia ter caprichado mais na foto... rsrs Mas, dá pra vocês terem uma noção de como é linda!!
Meu primeiro objetivo era o Parque Moinhos de Vento que ficava bem próximo ao hotel. Bem na entrada do parque, encontrei esse bicicletário, mas o interessante é que não há ciclovia... Mas, ok...
Bem na entrada do parque, tem esse... Monumento... Não sei definir bem o que é e não encontrei nenhuma placa informativa.
O parque é super bonito, bem limpo, mas não tem muitos atrativos. Parece que a população o utiliza mais para praticar exercícios físicos. Mas, encontrei alguns presentes ao longo do caminho...
 Como havia passado o dia dos namorados recentemente, encontrei um monte de bilhetinhos de amor nesta árvore.... Um mimo!!
 Então... Confesso que eu esperava encontrar mais do que um moinho de vento, já que o parque se chama MoinhoS de Vento... Mas só tem esse aí mesmo... hehe
 Atravessando o viaduto para pedestres, você encontra o "parque dos cachorros". Sabem o que eu achei interessante? Nesta minha voltinha, não vi muitas crianças, mas gente levando o cachorro pra passear... Nu!!!! Aqui, parece um playground fechado para crianças, mas só tinha cachorros brincando e seus donos conversando, como se fossem pais mesmo... Achei super interessante!!
_________________________________________________________________________________

Por onde 3 andam juntos...

Polyana A. Matumoto
Psicóloga
polymatumoto@yahoo.com.br

Virgilio Franco Vilela de Almeida
Historiador
virgiliofva@yahoo.com.br



Churrasco Gaúcho e Alta Gastronomia

Deixa eu contar pra vocês do tanto que eu comi bem nesses dias em que estive no sul. A Churrascaria Santo Antônio é uma das casas mais tradicionais da cidade em churrasco gaúcho e ficava há alguns quarteirões do meu hotel. Jamais poderia perder a oportunidade!!
Só posso dizer uma coisa com relação à comida desse lugar: SENSACIONAL!!!!! Comi muuuuuitooooo. E vou dizer que a simpatia do garçom que me atendeu deixou minha noite muito mais gostosa!!!! Sr. Cícero é uma figura!! E não poupou esforços para me agradar e me mostrar mais um pouco do que a cultura gaúcha valoriza. Conversamos sobre tipos de feijão, pimenta, e doces... O ponto da carne estava perfeito, e o tempero maravilhoso! Na verdade, achei o tempero deles muito parecido com o mineiro. E, eles também acham que são culturas e jeitos bem semelhantes. Foi uma experiência literalmente deliciosa!!
Bem, a sobremesa, que é um merengue recheado com doce de ovos, confesso que não agradou muito o meu paladar não (rsrs), mas, não poderia deixar de experimentar uma iguaria local. Não que seja ruim, muito longe disso, mas o gosto de ovo não harmonizou com meu gosto para doces... hehe
No dia seguinte, resolvi tentar uma gastronomia mais refinada, principalmente porque ainda não tinha dado uma chance aos famosos vinhos gaúchos. Então, decidi ir à uma enoteca também próxima ao hotel (falei pra vocês que era bem localizado...). 
Como o foco era degustar o vinho, preferi ficar nos aperitivos. O vinho escolhido foi um Cabernet Savignon da Cave, minha uva preferida. Os aperitivos escolhidos foram lula na cama de batata soute com páprica e especiarias e bruscheta de shitake com gruyére.
Foram experiências gastronômicas fantásticas!! Mal posso esperar para voltar ao sul!!!
_________________________________________________________________________________

Por onde 3 andam juntos...

Polyana A. Matumoto
Psicóloga
polymatumoto@yahoo.com.br

Virgilio Franco Vilela de Almeida
Historiador
virgiliofva@yahoo.com.br

CHOCÓLATRAS ANÔNIMOS

Bom, saindo da Poke House, decidi continuar explorando as redondezas. Decidi efetivamente chegar até o restaurante italiano que havia pretendido ir para ver se seria uma boa opção para a noite seguinte. A entrada do restaurante era um charme,e o cheiro que exalava era maravilhoso. No entanto, a decepção foi gigantesca quando descobri que á noite eles servem somente pratos para duas pessoas. Que discriminação com as mulheres independentes que vão a congressos sozinhas!! Não gostei...
Descendo as escadarias do restaurante para chegar na calçada, outro cheiro maravilhoso invadiu meus sentidos... CHOCOLATE!! Como eu havia acabado de jantar, era um cheiro convidativo demais para ser ignorado.
A portinha era tão pequena que quase passou desapercebida por mim. Mas o cheiro dava coordenadas muito precisas... Foi então que conheci uma das lojas da fábrica de POA: Chocólatras Anônimos!!
No entanto, para além do chocolate, o que foi uma delícia foi a recepção dos funcionários. Pensa nuns gaúchos gente boa!!! Gente, os gaúchos são um povo extremamente acolhedor, que gostam de conversar, receber, e aproveitam qualquer oportunidade de valorizar seus costumes, sua cultura e sentem orgulho daquilo que são e produzem. Eu tive uma verdadeira aula na horinha que passei nesse simpático lugar. Sem contar a degustação maravilhosa desses produtos deliciosos!!!
A minha primeira escolha foi essa torta de caramelo salgado (Salted Caramel Tart). Vocês não tem noção... Massa crocante, recheio cremoso, e um contraste entre o doce e o salgadinho... Fui no céu!!
Depois, experimentei esse fantástico chocolate quente, que foi uma cortesia do simpático senhor que, segundo ele, não poderia me deixar sair da loja sem experimentar... SENCACIONAL!!
E esse copinho de frutas vermelhas?? Delicadeza e sabor definem!!
Gente, reparem nessa xícara feita de cookie com chocolate para tomar chocolate quente!!! Aí você toma o chocolate e depois come a xícara!! MORRI!!!
Agora, além do chocolate e do papo agradável, aprendi muito sobre o chimarrão nesses dia. Acho que eles acharam tão bom o meu interesse em preguntar sobre a história do lugar, que quiseram me apresentar um pouco da cultura. Foi tão interessante! Eles me ensinaram a fazer o chimarrão e algumas regrinhas básicas que você deve sempre observar se quiser fazer um gaúcho feliz:
1- Pegue sempre o chimarrão com a mão direita;
2- Tome todo o líquido da cumbuca, até fazer o barulhinho de borbolha, antes de passar o chimarrão pra outra pessoa. Não pode sobrar água, é feio.
3- Nunca limpe o canudo antes de beber!
É um ritual tão bonito, que me deu vontade de experimentar pela primeira vez. E não é que eu gostei? De verdade!! A impressão que você tem é de que está bebendo uma floresta tropical. Sabe aquele cheirinho refrescante e terroso que você sente quando entra em uma floresta? Tem gosto daquele cheiro. Sensacional!! Adorei!!
Enquanto eu bebia meu chimarrão até o fim, os gaúchos versavam de como aquele ritual era importante para a sociedade. Como chamava pessoas a confraternizar, iniciar uma conversa, fazer amigos... De fato, desde que começamos a mexer com chimarrão, foram entrando clientes na loja mais interessados no chimarrão e só depois interessavam-se pelos chocolates. Foi uma experiência muito legal!!! E gostosa também!!!
Voltei para o hotel com um sentimento de admiração e gratidão no coração. Me surpreendi com o jeito acolhedor dos gaúchos. E fui dormir com um sorriso no rosto apesar da saudade do Vi e da Liz apertar o peito...
_________________________________________________________________________________

Por onde 3 andam juntos...

Polyana A. Matumoto
Psicóloga
polymatumoto@yahoo.com.br

Virgilio Franco Vilela de Almeida
Historiador
virgiliofva@yahoo.com.br

Diário de um sonho: Daytona Beach e Speedway!!

Nosso último passeio fora dos parques foi para passar o dia na praia em Daytona Beach. Vale super a pena já que fica a pouco mais de uma ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS