Bom, saindo da Poke House, decidi continuar explorando as redondezas. Decidi efetivamente chegar até o restaurante italiano que havia pretendido ir para ver se seria uma boa opção para a noite seguinte. A entrada do restaurante era um charme,e o cheiro que exalava era maravilhoso. No entanto, a decepção foi gigantesca quando descobri que á noite eles servem somente pratos para duas pessoas. Que discriminação com as mulheres independentes que vão a congressos sozinhas!! Não gostei...
Descendo as escadarias do restaurante para chegar na calçada, outro cheiro maravilhoso invadiu meus sentidos... CHOCOLATE!! Como eu havia acabado de jantar, era um cheiro convidativo demais para ser ignorado.
A portinha era tão pequena que quase passou desapercebida por mim. Mas o cheiro dava coordenadas muito precisas... Foi então que conheci uma das lojas da fábrica de POA: Chocólatras Anônimos!!
No entanto, para além do chocolate, o que foi uma delícia foi a recepção dos funcionários. Pensa nuns gaúchos gente boa!!! Gente, os gaúchos são um povo extremamente acolhedor, que gostam de conversar, receber, e aproveitam qualquer oportunidade de valorizar seus costumes, sua cultura e sentem orgulho daquilo que são e produzem. Eu tive uma verdadeira aula na horinha que passei nesse simpático lugar. Sem contar a degustação maravilhosa desses produtos deliciosos!!!
A minha primeira escolha foi essa torta de caramelo salgado (Salted Caramel Tart). Vocês não tem noção... Massa crocante, recheio cremoso, e um contraste entre o doce e o salgadinho... Fui no céu!!Depois, experimentei esse fantástico chocolate quente, que foi uma cortesia do simpático senhor que, segundo ele, não poderia me deixar sair da loja sem experimentar... SENCACIONAL!!
E esse copinho de frutas vermelhas?? Delicadeza e sabor definem!!
Gente, reparem nessa xícara feita de cookie com chocolate para tomar chocolate quente!!! Aí você toma o chocolate e depois come a xícara!! MORRI!!!
Agora, além do chocolate e do papo agradável, aprendi muito sobre o chimarrão nesses dia. Acho que eles acharam tão bom o meu interesse em preguntar sobre a história do lugar, que quiseram me apresentar um pouco da cultura. Foi tão interessante! Eles me ensinaram a fazer o chimarrão e algumas regrinhas básicas que você deve sempre observar se quiser fazer um gaúcho feliz:
1- Pegue sempre o chimarrão com a mão direita;2- Tome todo o líquido da cumbuca, até fazer o barulhinho de borbolha, antes de passar o chimarrão pra outra pessoa. Não pode sobrar água, é feio.
3- Nunca limpe o canudo antes de beber!
É um ritual tão bonito, que me deu vontade de experimentar pela primeira vez. E não é que eu gostei? De verdade!! A impressão que você tem é de que está bebendo uma floresta tropical. Sabe aquele cheirinho refrescante e terroso que você sente quando entra em uma floresta? Tem gosto daquele cheiro. Sensacional!! Adorei!!
Enquanto eu bebia meu chimarrão até o fim, os gaúchos versavam de como aquele ritual era importante para a sociedade. Como chamava pessoas a confraternizar, iniciar uma conversa, fazer amigos... De fato, desde que começamos a mexer com chimarrão, foram entrando clientes na loja mais interessados no chimarrão e só depois interessavam-se pelos chocolates. Foi uma experiência muito legal!!! E gostosa também!!!
Voltei para o hotel com um sentimento de admiração e gratidão no coração. Me surpreendi com o jeito acolhedor dos gaúchos. E fui dormir com um sorriso no rosto apesar da saudade do Vi e da Liz apertar o peito...
_________________________________________________________________________________
Polyana A. Matumoto
Psicóloga
polymatumoto@yahoo.com.br
Virgilio Franco Vilela de Almeida
Historiador
virgiliofva@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário