St. Paul's Cathedral - uma viagem deslumbrante ao âmago espiritual!

Conseguimos acordar mais cedo dessa vez mas entendemos a nossa confusão do primeiro dia. Acordamos perto das 07:30 da manhã mas levamos o maior susto ao olhar pela janela! Estava muito escuro, como se ainda fosse madrugada!
Descemos para tomar o típico breakfast londrino pela primeira vez: torradas, ovos e salsicha com suco de laranja e chá com leite. Tomei um chá de laranja com flor de lótus! Muito gostoso!! E com leite então fica mais suave. O chá britânico está aprovadíssimo!

Pegamos nossas coisas e tomamos o nosso caminho rotineiro para o metrô. Nosso destino era a famosa St Paul's Cathedral. Levamos quase uma hora e tivemos de trocar de trem uma vez devido à greve dos transportes para chegar lá. Mas valeu totalmente a pena. Demoramos um pouco também para achar a catedral porque a Londres moderna a escondeu em meio a prédios e construções. Mas no fim é impossível que seus olhos não sejam atraídos pela sua magnitude!

Antes de chegar às portas da catedral, percebemos que sua história estava já a sua volta. Observamos vários marcos no chão com palavras de reconhecimento pela bravura das figuras ilustres que fizeram parte desta história e pedaços de orações entalhados no chão.


St Paul, ou em português, São Paulo, é o apóstolo dos Gentis. Ele foi consagrado o santo patrono de Londres devido a sua mensagem de justiça, paz e amor.
Ela é considerada a catedral de Londres pelo menos desde 604. No século XIII, era a maior igreja da Europa e já passou por três incêndios tendo que ser reconstruída três vezes! Dá pra perceber nesta foto o tamanho da porta me tomando como referência e observem o tamanho do Virgílio na foto de baixo perto da sua grandiosidade. 
Nota: Observem essas duas torrres, elas aparecerão de outro ângulo em outra foto.



Ao entrarmos na catedral, demos de cara com uma cripta de um cavaleiro templário. Foi a única parte interna da igreja que consguimos fotografar. O resto era proibido. Além de cavaleiros templários, existem muitas figuras ilustres que possuem criptas na St. Paul, uma delas é nada mais nada menos do que William Blake.  Sinto dizer a vocês que é simplesmente impossível tentar descrever aquele lugar deslumbrante, maravilhoso!!! Dizem que eles construíam igrejas esplendorosas para que os fiéis dobrassem seus joelhos perante a grandiosidade do porder da igreja; e é exatamente isso que acontesse com você ao entrar em um lugar desses, independente de qualquer religião, você perde as forças nos seus joelhos. Você se sente grato por ter a oportunidade de ver tanta beleza, ao mesmo tempo que reconhece sua pequenês, humildade e insignificância perante uma coisa tão magnífica, e ainda sente uma paz espiritual inexplicável! Você acaricia sua espiritualidade e ela te agradece de uma forma muita linda.


Curiosidade: O Vi estava com  agasalho do Brasil, e quando fomos comprar as entradas, uma das gerentes de lá era brasileira e veio falar com a gente. Ela é de Mogi das Cruzes e está em Londres há mais de dez anos. Ela nos cobrou só meia entrada apesar de não estarmos com documentação de estudantes. Foi bem legal!
Depois de admirarmos toda a nave, nos arriscamos a subir os mais de 100 degraus até a galeria do sussuro (Wispering Gallery) que é o andar de cima da nave, seu corredor circula essa abóboda circular principal que vocês vêem por fora. É muito legal porque além de você poder ver as pinturas do teto com mais detalhes, se você sussura uma mensagem virada para a parede, sua mensagem viaja por todo o corredor circular até chegar do outro lado, assim, você consegue conversar com uma pessoa aos sussurros mesmo que ela esteja do outro lado!
Vocês se lembram das torres que eu pedi pra vocês observarem? Olha elas aqui de outro ângulo. Depois de mais cento e poucos degraus chegamos à galeria de pedra (Stone Gallery). Vocês conseguem vê-la ao observar as janelinhas pequenas abaixo da abóbada principal nas primeiras fotos. Essa galeria dá uma visão maravilhosa de Londres como vocês podem ver. Foi um passeio inesquecível!! Pela primeira vez fiquei com muita vontade de conhecer o Vaticano.
Curiosidade: Esse prédio que parece um ovo é a prefeitura de Londres.






Um comentário:

  1. Oi Polyana! Super legal o blog de vcs! Deu vontade de conhecer Londres. Vc está se saindo uma ótima guia, hehehe. Tudo de bom pra vcs! Abraço. Rodrigo (santagom@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Diário de um sonho: Daytona Beach e Speedway!!

Nosso último passeio fora dos parques foi para passar o dia na praia em Daytona Beach. Vale super a pena já que fica a pouco mais de uma ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS